Sua planilha é realmente personalizada?

21/10/2025

Passei anos, mais exatamente 16 anos neste momento que escrevo, tentando ter uma planilha personalizada nas assessorias que eu participei.

Primeiro para conciliar melhor com os horários do trabalho, depois para melhorar os resultados, visando participar de provas como mundial de Ironman e conquistar o sub 3hrs em maratona. Mas as planilhas que eram promovidas como “personalizadas” na realidade eram iguais para vários atletas.

Quantas vezes você precisou fazer um treino que era igual ou muito parecido com o de alguém que tinha uma prova alvo para data X sendo sua prova para data Y, o que desrespeita a periodização do treino?

Ou percebeu que juntam vários alunos que irão fazer a mesma prova, cada um com um nível diferente, realizando o mesmo treino, ou um treino muito similar, que não respeita aquele que está mais na fase inicial do que está mais avançado?

E sabe como que uns se destacam e outros não com essa forma não personalizada de montar uma planilha de corrida?

Pela vontade pessoal de se superar, de conquistar resultados diferenciados. E não estou falando apenas de performance, de correr rápido. Estou falando de ganhos relacionados à saúde, melhorar a condição física, de emagrecimento.

Aprendi muito com os professores e técnicos nas assessorias que participei, mas para conseguir os resultados que eu deseja precisei juntar o quebra-cabeças, montar uma estratégia e readaptar treinos. Foi minha vontade pessoal de superar meus limites e compreender, a medida que os anos se passavam, que o autoconhecimento me levaria a conquistar meus desejos no esporte que me fizeram conquistar a vaga para o mundial de Ironman em Kona, no ano de 2018, e correr a maratona de Curitiba para 2h56min em 2019.

E como personalizar e individualizar uma planilha de corrida?

O mínimo que precisa ser feito é um questionário de anamnese para saber o histórico físico, e até mocional, de quem quer uma planilha de corrida para respeitar a atual condição da pessoa e também listar seus horários de trabalho e principais compromissos pessoais para adaptar a planilha dentro dos períodos que a pessoa poderá realizar seus treinos.

Complementar com a solicitação de um exame ergométrico também é recomendável, mas este nem sempre está acessível seja pela dificuldade de agendamento, de recurso financeiro ou da estrutura médica da cidade que reside.

Uma planilha que não atende as necessidades pessoais desmotiva aqueles que não tem uma certeza concreta dos seus objetivos, pois os períodos de treino na maioria das vezes conflitam com compromissos profissionais e pessoais que são mais importantes.

Uma planilha personalizada e individualizada respeita seus objetivos relacionadas à corrida e é conciliada com seus compromissos profissionais e pessoais para que os treinos se encaixem na sua rotina.

E a sua planilha respeita suas necessidades pessoais?

Alguma vez você desistiu de treinar ou mudou de assessoria porque os treinos começaram a conflitar com suas atividades profissionais e compromissos pessoais?

Quer receber uma notificação a cada novo conteúdo?

Cadastre seu e-mail:

Deixe eu saber como este conteúdo ajuda você. Comente abaixo: