Evolução na Corrida: Pesquisas/Dados científicos ou intuição?

Parte 2

30/10/2025

É assim que penso, é assim que procuro agir.

Começo o texto com a frase que conclui a postagem anterior.

Os limites físicos impostos pela ciência, pela sociedade são limites de crescimento pessoal.

Esporte para mim sempre foi desafio. Na natação não valia apena entrar na piscina para nadar 50m, 100m. Por isso foi para os 200m, depois 400m até chegar a nadar a maior distância em competições de piscina, os 1500m nado livre.

A piscina ficou pequena, por isso passei a nadar travessias, chegando aos 3.000m ainda adolescente.

Da natação para o triathlon, agora com 29 anos, já pensando em fazer Ironman. E foi isso que aconteceu, em 2010, com 30 anos.

De 2010 até 2025 foram 12 Ironmans, 7 Maratonas, 2 Ultramans (UB515), 1 Ultramaratona 12 horas (110km) e 1 Ultramaratona 24 horas (201km).

No começo era performance, treino atrás de treino, prova atrás de prova. A busca pelo melhor resultado, com a consciência de fazer o possível sem descuidar da saúde, fez eu buscar apoio médico e nutricional. E desta época ficou o aprendizado de entender a conduta médica, a realização de exames preventivos, a maneira de me alimentar dependendo pouco de suplementos, apesar do alto volume de treino. Sempre prezo pela praticidade, objetividade e economia, sem descuidar da qualidade. Aliar economia com qualidade parece contrasenso, mas aqui entra a famosa expressão: “menos é mais”.

Até 2019, ano que fiz meu primeiro Ultraman, depois de ter realizado o sonho de participar do mundial do Ironman em Kona, no Havai, no ano de 2018, eu treinava muito e não parava para pensar o quanto eu estava aprendendo, quantas experiências eu estava vivendo e como eu havia me desenvolvido não só fisicamente, mas como pessoa, pois neste tempo todo eu mantive a vida normal, pessoal e profissional, comprovando, sem perceber, que minha dedicação ao esporte era ao mesmo tempo a fonte de energia e vitalidade que me mantinha realizando minhas atividades pessoais e profissionais e a válvula de escape para os momentos que eu precisava me desconectar do caos social e informativo que nos cerca.

Aí veio a pandemia e tudo parou.

Quer receber uma notificação a cada novo conteúdo?

Cadastre seu e-mail:

  1. Avatar de Andre Teixeira
  2. Avatar de Guia de Suplemento
  3. Avatar de Desconhecido
  4. Avatar de Andre Teixeira
  5. Avatar de Desconhecido

Deixe eu saber como este conteúdo ajuda você. Comente abaixo: