Saiba como resfriar seu corpo em provas
18/10/2025

Você costuma participar de provas em locais com predominância de calor e umidade?
Mesmo que procure por cidades com clima ameno, pode ocorrer um efeito climático que eleve a temperatura e precise realizar a prova em condições de calor que não está acostumado ou não esperava.
E qual a forma que você utiliza para resfriar seu corpo neste momentos de calor intenso que enfrenta na prova?
Aposto que respondeu jogar água na cabeça ou beber água gelada.
Primeiro saiba que beber muita água gelada durante uma prova que você está com a temperatura do corpo elevada não faz bem, pois causa um choque térmico muito grande reduzindo a eficiência do seu organismo para gerar energia que precisa na prova. Beba um pouco, coloque mais água na boca deixe por alguns segundos e cuspa para sentir a sensação de refrescância, sem causar o choque térmico ao beber, e para manter seus lábios úmidos. Faça isso em todos os postos de hidratação.
Jogar água na cabeça ajuda, ainda mais se estiver com um boné que permanece molhado aumentando a sensação de amenizar o calor.
Mas a forma mais eficiente, que permite resfriar seu corpo de uma maneira mais equilibrada, é jogar água no abdômen e, se possível, colocar gelo dentro do shorts ou bermuda desde que estes tenham condição de segurar o gelo, não deixando escapar por entre as pernas.
Quando você consegue manter a região acima da suas pernas e abaixo do seu peito resfriadas a temperatura corporal reduz de forma mais eficiente.
Eu aprendi esta forma mais eficiente observando atletas de triathlon e lendo a respeito de suas estratégias para diminuir a sensação térmica no mundial Ironman de Kona, no Havai.
O Ironman é uma prova de 3,8km de natação, 180km de corrida e 42,2km de ciclismo, ou seja, os atletas profissionais começam a correr a maratona, os 42,2km, por volta de meio-dia no momento em que a temperatura está mais alta. E os atletas amadores de ponta iniciam a etapa da corrida entre 13:00 e 14:00, que também é um horário que ainda está mais quente.
Estes atletas não só jogam água na região central do corpo como também colocam os copos e esponjas molhadas em contato direto com o corpo, dentro da vestimenta (chamada macaquinho) que possui um zíper.
Corredores não tem esta facilidade, pois utilizamos camisetas folgadas. Mas os tecidos atuais, muito leves e de fácil evaporação, facilitam para que joguemos água no corpo e a camiseta não fique pesada. As bermudas de compressão também permitem colocar gelo dentro para em contato com as pernas auxiliar nessa sensação de redução do calor.
Particularmente eu prefiro provas em locais quentes, pois a temperatura baixa trava meu corpo, fico muito contraído e não consigo correr bem.
Em 2018 fiz uma prova de Ironman nas Filipinas, que tem um clima quente e úmido. Fiz uma boa adaptação em Santos, onde moro, durante o verão e usei esta estratégia de resfriar o corpo durante a corrida. Corri os 42,2km da maratona em 3h05min e conquistei a vaga para o mundial de Ironman, no Havai.
Não há comprovação científica de melhora no desempenho, mas indiretamente, fazer com que seu corpo sofra menos com a sensação de calor e umidade, reflete no seu resultado.
Quer receber uma notificação a cada novo conteúdo?
Cadastre seu e-mail:
Deixe eu saber como este conteúdo ajuda você. Comente abaixo: